O segundo dia da Semana da Diversidade de Contagem foi de muito debate na "Roda de Conversa sobre a Saúde LGBT, Mulheres Bissexuais e Trans, Violência Obstétrica e Silicone Industrial". O ginecologista obstetra, Gabriel Martins, e o biomédico pós-graduado em estética, Rodrigo Galvão, explicaram e tiraram dúvidas sobre os temas, em um bate papo bastante dinâmico com os servidores do município. O encontro aconteceu na terça-feira (30), no auditório da Prefeitura de Contagem.
A semana segue até o dia 4/8 com uma série de atividades, entre elas, concurso de beleza, premiações e a tradicional Parada do Orgulho LGBTI+, todos de forma gratuita. O evento é promovido pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos) Contagem, em parceria com a Prefeitura de Contagem - por meio da Superintendência de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania - , com o Coletivo Transformar e OAB – Subseção Contagem.
Para o superintendente de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Marco Antônio Diniz, é fundamental quando a Prefeitura abre espaço para este tipo de discussão. “Fico feliz em colocar essa bandeira LGBT dentro da Prefeitura. Sabemos do desejo do prefeito Alex de Freitas de tornar a Prefeitura mais aberta e este momento é a prova disso”, afirmou.
O doutor Rodrigo Galvão explicou sobre silicone industrial: o que leva a pessoa colocar e o que pode causar. “Uma das motivações que acontecem nessa transição é o desejo da mudança de corpo. Muitas vezes, a pessoa quer mudar o seu corpo porque tem repulso a ele. A partir daí, buscam alguma forma de mudar e optam por uma transformação rápida e perigosa, que é a aplicação do silicone industrial. Por falta de informação, muitas pessoas não têm noção do risco que é. Então, é importante termos esse tipo de conversa”, alegou.
“Os temas tratados aqui hoje precisam ser discutidos. Vivemos um tempo que infelizmente precisamos dizer o óbvio e, neste caso, o óbvio é que a mulher lésbica precisa ser cuidada, precisa ter uma política adequada de saúde e de atendimento. Os servidores precisam ter uma formação para fazer um atendimento de forma adequada, não só com a técnica adequada, mas com manejo humano adequado”, informou o doutor Gabriel Martins, que discutiu sobre a saúde da mulher lésbica e violência obstétrica.
Os servidores do município interagiram com roda de conversa. “O evento abordou vários temas e fez com que o momento fosse ímpar. Saber sobre tais assuntos através de profissionais qualificados me trouxe outra visão sobre os temas. Além disso, me retirou da zona de conforto com provocações quanto à ampliação de conhecimento e questionamentos”, disse a servidora Elaine de Fátima Baeça Rocha.
Programação Semana da Diversidade Live no Instagram com Duda Salabert (@duda_salabert) Tema: O Genocídio da População Trans. Data: 31/07 Horário: 19h Concurso Miss e Mister Diversidade Contagem 2019 Data: 01/08 Horário: 19h30 Local: Auditório Prefeitura – Praça Tancredo Neves, 200 – Camilo Alves Prêmio Direitos Humanos e Cidadania LGBTI 2019 Data: 02/08 Horário: 19h30 Local: Auditório Prefeitura – Praça Presidente Tancredo Neves, 200 – Camilo Alves 15ª Parada do Orgulho LGBTI de Contagem Data: 04/08 Horário: Concentração 12h. Local: Praça da Glória